Profissão

 Enfermagem Veterinária

   Até 2002 aqueles que tinham paixão e interesse pelos animais viam os seus caminhos formativos a nível superior destinados à Medicina Veterinária ou à Zootecnia, contudo nem sempre estes cursos davam respostas aquilo que procuravam. Foi neste momento que os Institutos Politécnicos se dedicaram ao desenvolvimento do curso de Enfermagem Veterinária e num mimetismo dos quadros que se apresentam na Europa colmataram esta lacuna no panorama da Veterinária em Portugal.

 

   Assim, Portugal seguiu o exemplo de vários países europeus na criação de uma classe de índole técnico, profissionalizante e superior na saúde animal.

 

   Em 2002/2003 foi aprovado o funcionamento do Curso de Enfermagem Veterinária na Escola Superior Agrícola de Elvas (ESAE); em 2003/2004 a Escola Superior Agrária de Viseu (ESAV) obteve, também, a sua aprovação, dando início ao curso no ano letivo seguinte.

 

   Já em 2005/2006 a Escola Superior Agrária de Bragança (ESAB) iniciou o curso de Tecnologia Veterinária posteriormente denominado de Enfermagem Veterinária em 2010/2011. Por sua vez, a Escola Superior Agrária de Castelo Branco (ESACB) e a Escola Superior Agrária de Ponte de Lima (ESAPL) iniciaram o curso no ano 2006/2007.
 

   Recentemente, a Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC) e a Escola Superior de Saúde, Proteção e Bem Estar Animal no Instituto Politécnico da Lusofonia iniciaram este curso, no atual ano letivo, 2020/2021.
 

   Com a evolução da Enfermagem Veterinária e com o crescente interesse de especialização do Enfermeiros Veterinários, os Institutos Politécnicos que já lecionavam a licenciatura, viram aprovados a criação de dois ciclos de Mestrados: o Mestrado em Enfermagem Veterinária em Animais de Companhia e o Mestrado em Meios Complementares de Diagnóstico em Animais de Companhia, tendo este último sido descontinuado em 2016.
 

   Por forma a obter a acreditação europeia na formação de Enfermagem Veterinária, em 2014 a Escola Superior Agrária Viseu passa a ser a primeira escola cujo Curso de Enfermagem Veterinária foi acreditado pela ACOVENE, associação esta que acredita os programas de formação de Enfermagem Veterinária a nível europeu (Bélgica, Holanda, Itália, Noruega e Reino Unido).
 

   Passados 15 anos dos primeiros licenciados terem sido introduzidos no mercado de trabalho, vão-se confirmando agora os benefícios da criação da profissão.
 

   A chegada dos Enfermeiros Veterinários a uma equipa multidisciplinar permite que o Médico Veterinário se foque nas áreas de diagnóstico e tratamento e se especialize em áreas da medicina, deixando encarregue ao Enfermeiro Veterinário todas as tarefas que antes tinha que delegar a pessoal não especializado.

Conheça os nossos parceiros!