VII CIEV Hospitalização de A a Z

 Foi nos passados dias 18 e 19 de Março de que se realizou a 7ª edição do Congresso Internacional de Enfermagem Veterinária, evento que tem periodicidade bianual é que tem sido organizado em cada edição por cada uma das Escolas Superiores Agrárias dos Politécnicos Públicos que ministram a Licenciatura de Enfermagem Veterinária, nomeadamente ESA Elvas, ESA Viseu, ESA Bragança, ESA Ponte de Lima, ESA Castelo Branco,  esta foi a primeira edição após o surgimento da licenciatura na ESA Coimbra.

   Pela segunda vez na história deste evento a AEVP foi co-organizadora juntamente com a Escola Superior Agrária anfitriã, que desta fez foi a ESA Ponte de Lima. A outra edição que a AEVP foi co-organizadora foi em 2017 em Bragança.

   Esta edição teve como tema “Hospitalização de A a Z”, pois é na realidade nos cuidados ao paciente hospitalizado que a acção da Enfermagem Veterinária tem também um impacto bastante significativo. 

   Devido à pandemia esta edição foi em formato on-line, o que nos privou do convívio entre colegas e futuros colegas que é um aspecto importante deste tipo de eventos; mas em contrapartida proporcionou que os participantes tivessem a possibilidade de assistir às variadas comunicações a partir do conforto de suas casas e articular com os horários de trabalho, tendo ainda a disponibilização das comunicações para poderem rever em horário mais oportuno.

   Esta edição teve o grande apoio de parceiros da AEVP, aos quais agradecemos o apoio e a confiança, entre eles temos a Royal Canin e a MSD, que foram Patrocinadores Gold. Ainda de salientar que a colaboração e a disponibilidade dos vários oradores que estiveram presentes foi de grande contributo para realçar o prestígio deste evento.

   Num programa composto por 6 painéis com as temáticas de Monitorização, Nutrição e Fluidoterapia, Controlo de infeções, Dor e Analgesia, Hospitalização em Patologias Específicas, Novos Animais de Companhia que tiveram como KeySpeakers: RVN Hellen Ballantyne, Drª Ana Luísa Lourenço, Drº Paulo Brois, Drª Ângela Martins, RVN Eleanor Haskel, RVN Abigail Edis, entre outros oradores que profeririam as restantes comunicações de forma tão interessante e e motivadora para todos os cerca de 90 Enfermeiros Veterinários e estudantes de Enfermagem Veterinária que assistiram ao congresso.

   Previamente ao congresso, dia 17 de Março, nas instalações da Escola Superior Agrária de Ponte de Lima, em Refóios  de Lima foi realizado o “Workshop de Técnicas Essenciais da Prática Clínica”, evento que teve uma afluência de 12 participantes entre estudantes e profissionais de Enfermagem Veterinária que durante o dia tiveram em contacto com os temas de Pensos, Preparação e Verificação da torre anestésica e circuitos anestésicos, e Técnicas de Ressuscitação Cardiopulmonar. Este evento teve como oradores os Enfermeiros Veterinários Adérito Ortelá, Ana Carina Costa e Tiago Abreu. Este evento não poderia ter-se realizado sem o apoio do nossos parceiros MSO e Bio2, aos quais muito agradecemos.

   Esta edição do Congresso teve ainda a colaboração da Sociedade Portuguesa das Ciências Veterinárias que parte da Comissão Científica que avaliou os 33 trabalhos submetidos a concurso, evidenciando trabalhos experimentais e resultados de investigação, casos clínicos ou casos de estudo e trabalhos técnicos de aplicação de técnicas e/ou tecnologias aplicadas em enfermagem veterinária nas diferentes espécies animais.

   Ao chegar ao fim desta edição, marcamos a nova edição para Fevereiro de 2024 onde a Escola anfitriã será a ESA Elvas, onde esperamos encontrar todos os Enfermeiros Veterinários e finalmente estar em convívio.

 

 

Até 2024 em Elvas.
 

*

Adérito Ortelá