Jornadas do Dia do Enfermeiro Veteriário

   No mês de Outubro a AEVP organizou as "Jornadas do Dia do Enfermeiro Veterinário", a realização deste evento teve como objectivo celebrar o Dia do Enfermeiro Veterinário.

   O mês de Outubro é conotado como o mês do Animal, sendo celebrado desde o ano de 1931 no dia 4 deste mês o Dia Mundial do Animal, dia este que é o Dia de São Francisco de Assis, padroeiro dos animais e do meio ambiente.

   O Dia do Enfermeiro Veterinário é assinalado também no mês de Outubro, dependendo das Associações de Enfermagem Veterinária dos seus países, encontramos datas diferentes e em alguns casos de dia móvel.

   Este ano a AEVP acho pertinente marcar o do Dia do Enfermeiro Veterinário numa data fixa e incluída do mês de Outubro. O dia 9 de Outubro foi assim destacado para ser o dia de celebração, este foi também o dia da primeira edição do Congresso Internacional de Enfermagem Veterinária, organizado pelas Escolas Superiores Agrária que leccionam a Licenciatura.

   Este evento ocorreu então nos dias 8 e 9 de Outubro através de dois painéis em formato virtual com um conjunto de comunicações que pretendeu ter uma índole de reflexão e sensibilização para temáticas importantes na prática quotidiana da Enfermagem Veterinária no contexto de Clínica.

   Estiveram reunidos em torno desta celebração cerca de 100 Enfermeiros Veterinário e Estudantes de Enfermagem Veterinária pelos dois dias de evento, 8 e 9 de Outubro. Não é possível falar deste evento sem referir e agradecer a colaboração dos vários oradores e parceiros que participaram. Entre temas de actuação óbvia da Enfermagem Veterinária, Enfermagem Veterinária “Animal Friendly” nas diferentes classes de animais, que teve como oradoras as Enfermeiras Veterinárias Tânia Coelho, Mónica Santos, Line Sousa, Daniela Costa e Joana Santos, respectivamente nos cães, gatos, exóticos, silvestres e equinos; até aos temas com um impacto indirecto da e na actuação da Enfermagem Veterinária, tais como, “O efeito da pandemia no comportamento dos cães e gatos” (Dr. Gonçalo da Graça Pereira), “Burnout e Fadiga Emocional” (Dr.ª Juliana Monteiro), “sustentabilidade Ambiental na Prática Clínica (Dr.ª Zoë Halfacree), “Evitar Innfecções e resistências (Dr.ª Margarida Simões) “Alterações ambientais no impacto das parasitoses” (Dr.ª Inês Barbosa – MSD) e “A Segurança alimentar na nutrição” (Dr.ª Joana Pereira – Royal Canin).

   No dia 8 de Outubro no final do painel tivemos ainda a realização de uma Mesa-redonda moderada por Joana Vieira (Editora da Revista Veterinária Atual) que teve como participantes Adérito Ortelá (Secretário da Direcção da AEVP) Jorge Cid (Bastonário da Ordem dos Médicos Veterinários), Ana Cristina Mega (coordenadora de Curso de Enfermagem Veterinária da ESA Viseu) e Gonçalo Babau (CEO e formador da ProVetNurse). Foi abordadas questões da actualidade e evolução da Enfermagem Veterinária e seu ensino em Portugal e o que é a pretensão da AEVP na forma como a Enfermagem Veterinária deverá evoluir como classe.

*

   Adérito Ortelá - Secretário da Direcção da AEVP